Breve histórico do Hatha Yoga

A palavra em sânscrito Yoga vem da raiz gramatical Yuj, que significa Jugo, Junção, União, Comunhão, ou Integração.  Apesar de ser uma prática comprovadamente milenar, foi entre os séculos II a.C. e IV d.C. que surgiu o primeiro tratado (registro escrito) destinado exclusivamente ao Yoga, o Yoga Sutras escrito por Patañjali.

Antes e depois desse tratado, o termo Yoga foi empregado em diversas tradições orais e escritas e em contextos e significados diferentes. No entanto, em todos eles há a ideia de ligação à alguma coisa – de um ser consciente/observador à um Ser Superior Universal.

Pode-se referir à Bhakti Yoga, Karma Yoga, Raja Yoga, Jñana Yoga, Mantra Yoga, entre outros... porém certamente o Hatha Yoga é a prática mais difundida mundialmente, seja na Índia ou no Ocidente.

Apesar do Yoga Sutras de Patañjali ser o registro escrito mais antigo sobre Yoga, escrituras mais recentes como Hatha Yoga Pradipika e Gheranda Samhita possuem muito mais relações com o que se pratica atualmente, já que foram esses textos que apresentaram as técnicas corporais praticadas nas aulas de Yoga.

Todas as inúmeras “linhas” de Yoga que vemos em estúdios e academias hoje em dia são na verdade práticas de Hatha Yoga, em que utiliza-se o corpo e a mente para atingir diferentes estados mentais e de consciência, empregando-se técnicas corporais, de respiração, de relaxamento e de meditação com intuito de internalizar a atenção, afinar a percepção sensorial e expandir a consciência do praticante.

Na prática de Hatha Yoga, em geral desenvolve-se atividades relacionadas à:

- Posturas físicas (Asanas)

- Exercícios respiratórios (Pranayamas)

- Relaxamento

- Meditação e/ou momentos de introspecção.

- Mantras

Mindfulness

 Mindfulness, ou Atenção Plena, é prestar a atenção de maneira intencional e sem julgamentos no momento presente. É uma maneira de melhorarmos a relação de nossos pensamentos, sentimentos e sensações fisicas com o mundo externo.
Por meio das práticas contemplativas propostas no curso de 8 semanas aprendemos a viver com mais paz e felicidade em todos momentos de nosso dia; enquanto andamos, comemos e nos relacionamos.

 

Mindfulness une  antigas práticas de meditação com  os recentes avanços científicos, utilizando-se de conhecimentos milenares que são comprovados pela ciência de hoje.


O programa é destinado a todos e não requer experiência prévia. É voltado para melhora da inteligência emocional, redução de stress, aumento de concentração, qualidade do sono, clareza mental e auto conhecimento.

 

Benefícios comprovados cientificamente:

  • Estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação.

  • Melhora de memória, reações se tornam mais rápidas, disposição mental e física.

  • Meditadores regulares tem relacionamentos melhores e mais gratificantes.

  • Estudos mostram que prática regular reduz o estresse crônico, incluindo a hipertensão.

  • É eficaz para reduzir o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer.

  • Auxílio na dependência de drogas e álcool.

  • Fortalece sistema imunológico.

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Rodrigo Furuta

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